Por Rogério de Camargo.
Com
o que diz respeito à pergunta: “Como os (as) educadores (as) podem desenvolver
um trabalho em sala de aula que faça frente à tendência atual de propagação de
notícias falsas, em particular notícias falsas nas Ciências?”
A
princípio, vale ressaltar que, não cabe unicamente e exclusivamente a “escola promover o letramento
científico e o trabalho com os conhecimentos científicos acumulados”. A escola
não é dona do saber, mas sim, essa, tem como por obrigação partilhar o
conhecimento através de seus professores, porém pouco – ou quase nada – tem
feito a esse respeito.
Caso alguém discorde,
pare e pense a grande maioria dos pensadores e inventores do mundo inteiro não
teve como auxilio uma academia para sua invenção ou, seja lá o que for. Thomas
Edson, por exemplo, estudou em casa com sua mãe e cá para nós ele foi o criador
da lâmpada incandescente – a quem diga que foi Nicola Tesla, mas isso é assunto
para outra hora.
Olavo de Carvalho, filósofo
brasileiro, criador da teoria dos quatro discursos em “Aristóteles em Nova
Perspectiva”, teoria essa que ajudou inúmeros estudiosos pelo mundo afora a
compreender a filosofia de Aristóteles. Ah, ele é também criador da teoria
“Paralaxe Cognitiva” que estuda o hiato entre o eixo da experiência pessoal e o
da construção teórica. E essas duas teorias ele se quer precisou duma
instituição acadêmica para desenvolvê-las.
Longe de mim, querer
desmerecer a escola, ela já tem feito isso por si só com seus índices de
reprovação em massa nos exames internacionais e nacionais também, como por
exemplo, o PISA e o ENEM. Isso sem mencionar o absurdo que foi o resultado da
prova da OAB que teve em 2018 o maior índice de reprovação, id. est., 83,21% de reprovado no Exame
de Ordem.
Os atuais educadores se
querem “podem desenvolver um trabalho
em sala de aula que faça frente à tendência atual de propagação de notícias
falsas”, por que esses mesmos são propagadores de mentiras. Professores que
ensinam as criancinhas dizendo que o mundo surgiu através da junção de gases e
poeira sem ao menos poder comprovar essa tese é o que (?) se não for um
fraudulento.
Professores
que ensinam as criancinhas que o homem é uma espécie de evolução dos macacos
sem ao menos ter como comprovar sua especulação (?).
A
verdade é que esses “educadores” e “professores” – ou como queiram chamá-los –
primeiramente precisam aprender defender no que eles mesmos acreditam para
depois poder fazer “frente à tendência atual de propagação de notícias falsas”.
Como criarão uma defesa contra noticias falsas se esses são propagadores das
mesmas (?).
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