REFORMA PSICOLÓGICA

sábado, 1 de junho de 2019

MÉRITOS ADQUIRIDOS DUMA EDUCAÇÃO FRAUDULENTA


Por Rogério de Camargo.


Com o que diz respeito à pergunta: “Como os (as) educadores (as) podem desenvolver um trabalho em sala de aula que faça frente à tendência atual de propagação de notícias falsas, em particular notícias falsas nas Ciências?”
A princípio, vale ressaltar que, não cabe unicamente e exclusivamente a “escola promover o letramento científico e o trabalho com os conhecimentos científicos acumulados”. A escola não é dona do saber, mas sim, essa, tem como por obrigação partilhar o conhecimento através de seus professores, porém pouco – ou quase nada – tem feito a esse respeito.
Caso alguém discorde, pare e pense a grande maioria dos pensadores e inventores do mundo inteiro não teve como auxilio uma academia para sua invenção ou, seja lá o que for. Thomas Edson, por exemplo, estudou em casa com sua mãe e cá para nós ele foi o criador da lâmpada incandescente – a quem diga que foi Nicola Tesla, mas isso é assunto para outra hora.
Olavo de Carvalho, filósofo brasileiro, criador da teoria dos quatro discursos em “Aristóteles em Nova Perspectiva”, teoria essa que ajudou inúmeros estudiosos pelo mundo afora a compreender a filosofia de Aristóteles. Ah, ele é também criador da teoria “Paralaxe Cognitiva” que estuda o hiato entre o eixo da experiência pessoal e o da construção teórica. E essas duas teorias ele se quer precisou duma instituição acadêmica para desenvolvê-las.
Longe de mim, querer desmerecer a escola, ela já tem feito isso por si só com seus índices de reprovação em massa nos exames internacionais e nacionais também, como por exemplo, o PISA e o ENEM. Isso sem mencionar o absurdo que foi o resultado da prova da OAB que teve em 2018 o maior índice de reprovação, id. est., 83,21% de reprovado no Exame de Ordem.
Os atuais educadores se querem “podem desenvolver um trabalho em sala de aula que faça frente à tendência atual de propagação de notícias falsas”, por que esses mesmos são propagadores de mentiras. Professores que ensinam as criancinhas dizendo que o mundo surgiu através da junção de gases e poeira sem ao menos poder comprovar essa tese é o que (?) se não for um fraudulento.
Professores que ensinam as criancinhas que o homem é uma espécie de evolução dos macacos sem ao menos ter como comprovar sua especulação (?).
A verdade é que esses “educadores” e “professores” – ou como queiram chamá-los – primeiramente precisam aprender defender no que eles mesmos acreditam para depois poder fazer “frente à tendência atual de propagação de notícias falsas”. Como criarão uma defesa contra noticias falsas se esses são propagadores das mesmas (?).


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