REFORMA PSICOLÓGICA

domingo, 12 de abril de 2020

JOGANDO NA LATA DO LIXO

Por Rogério de Camargo.


A pergunta deixada como reflexão para nós alunos do curso de pedagogia do Centro Educacional Camiliano encontrada no exceto acima – sobre como alinhar as práticas pedagógicas com a perspectiva da Educação Integral – já se encontra no vídeo também acima – MÉTODOS DE ENSINO, AMORIM DE LIMA – que por ocasião é programar um roteiro de pesquisa e ter como foco principal não as matérias/disciplinas, mas sim, a autonomia dos alunos. Logo, não há avaliação expressamente dita, pois o que há é a avaliação através dos materiais desenvolvidos pelos alunos, como no caso da escola Amorim Lima os alunos produzem portfólios e as avaliações são feitas através desses portfólios. Há também algumas modalidades de planejamento docente listadas na apostila desta unidade educacional (U.E. XXIV), são elas:


Roteiros de pesquisa: tem como finalidade promover a autonomia dos estudantes para a pesquisa e o engajamento por interesse;
Projetos disciplinares & interdisciplinares: possibilitam uma experiência de investigação aprofundada sobre um determinado conteúdo, culminando com uma produção coletiva que cumpre um propósito comunicativo;
Sequências didáticas: visam o ensino de um conteúdo complexo, organizando-o em etapas claras de introdução, aprofundamento, sistematização e avaliação;
Laboratórios de pesquisa e intervenção comunitária: instauram movimentos de pesquisa no território.[1]



Destarte, para que necessitaríamos avaliar os alunos, uma vez que, a educação integral prega que os alunos podem avaliar-se a si mesmos(?). Logo, também não precisaríamos de professores ou tutores, pois os alunos sabem muito bem onde querem chegar(!). Pois foi exatamente isso que foi dito pela professora Agda Sardenberg em sua videoaula. O engraçado de tudo isso é utilizar um método retirado de Portugal sabe lá para que e por quê, uma vez que, Portugal encontra-se na 24° colocação no ranking internacional de 2018 – PISA. Logo, se o intuito fosse ter resultados satisfatórios e de fato seguir ótimos exemplos na área da educação, Portugal se quer seria o primeiro da lista, mas sim, os primeiros colocados nos exames internacionais, como por exemplo, Canadá, Finlândia e Coréia[2]. Entretanto, muito diferente do que é pregado pelos “educadores” brasileiros e pela teoria da “educação integral”, a escola Amorim Lima ainda ensinam as matérias/disciplinas que para muitos são chamadas de fragmentação. Logo, vale ressaltar que antes mesmo de conhecermos o que hoje em dia conhecemos por Matemática, Geografia, Biologia etc., essas coisas já existiam, porém, outrora as pessoas não conheciam como tal, para isso precisou de pensadores como Pitágoras, Carl Ritter e Alexander Von Humboldt os pais da Geografia e, Fernão Oliveira considerado o pai da Gramatica da Língua Portuguesa. Portanto, a conclusão que podemos chegar é de que estão querendo jogar na lata do lixo o que pensadores excepcionais como esses mencionados acima tiveram um árduo trabalho para desenvolver o que hoje em dia conhecemos como matéria/disciplina.


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[1] SARDENBERG, Agda. U.E. XXIV Temas Contemporâneos em Educação: Caminhos para uma Educação Integral A gestão das aprendizagens na Educação Integral, p. 11, 12.
[2] http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/documentos/2019/relatorio_PISA_2018_preliminar.pdf

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